Guerra Farroupilha
O que foi Também conhecida como Revolução Farroupilha, a Guerra dos Farrapos foi um conflito regional contrário ao governo imperial brasileiro e com caráter republicano. Ocorreu na província de São Pedro do Rio Grande do Sul, entre 20 de setembro de 1835 a 1 de março de 1845.
Causas Econômicas: Rio Grande do Sul, estava esgotado pela sequência de guerras, a última das quais tinha sido a campanha da Cisplatina, com as estâncias e charqueadas produzindo pouco, com os rebanhos esgotados e sem que o império brasileiro pagasse as indenizações de guerra.
Sociais: o Rio Grande do Sul não merecia qualquer atenção ou reconhecimento por parte do império. O descontentamento era geral.
Políticas: o movimento farroupilha foi um dos muitos movimentos liberais que sacudiram a Regência na 1ª metade do século XIX, na década de 30, e alcançou de fato ser a primeira experiência republicana em território do Brasil.
Militares: o exército brasileiro não era bem visto pelos grandes do Império.
Conflito No início do movimento em 1835 são feitas reuniões pelos proprietários de terra do sul para tentar lutar pela sua autonomia se destacando Bento Gonçalves que comandou as tropas farroupilhas.
As farrapilhas se rebelaram e armados dominaram Porto Alegre reprimindo as forças imperiais e as obrigando a sair da região, podemos considerar esse evento como o estopim da guerra. O governo imperial tentou conter os revoltosos com a prisão de Bento Gonçalves, mas essa ação não os conteve e obtiveram algumas vitórias ao comando de Antônio Neto.
Apenas um ano após o estouro da Guerra, as tropas farroupilhas obtiveram diversas vitórias diante das tropas imperiais e em 11 de setembro de mesmo ano é proclamada, pelos revoltosos, a República Rio-Grandense. Mesmo na prisão, os farroupilhas declaram Bento Gonçalves presidente, que assume o cargo no ano de 1837 após fugir da prisão. Também é conquistada e proclamada a República Juliana terra onde hoje é o atual