Guerra entre israel e palestina
Guerra entre Israel e Palestina
• Começou aos fins do séc. XIX quando houve o SIONISMO, cujo objetivo foi refundar na Palestina um estado judeu.
• As tensões entre judeus e árabes começaram a emergir a partir da década de 1890, após a fundação do movimento sionista, e principalmente quando judeus provenientes da Europa começaram a emigrar, formando e aumentando comunidades judaicas na Palestina, quer por compra de terras dos otomanos, quer por compra direta a árabes proprietários de terrenos.
• Movimento sionista cunhou um slogan famoso: "a Palestina é uma terra sem povo para um povo sem terra"
• A ideia não era de que o local estava vazio, mas sim de que os quase 500 mil habitantes do local no meio do séc. XIX nunca haviam formado um estado soberano naquele território tendo sempre sido terras colônias de grandes impérios.
• O que deixou os árabes residentes da Palestina furiosos: o fato de que fosse fundado um estado onde a religião não fosse a islâmica.
• As questões atuais em disputa:
Questões centrais
Status de Jerusalém - Devido ao seu valor histórico e religioso, Israel reivindica toda a cidade para si, o que não é reconhecido pela comunidade internacional. A parte Oriental de Jerusalém, território palestino ocupado por Israel desde 1967, é reivindicada pelos palestinos para ali estabelecer sua capital.
Refugiados palestinos da guerra de 1948
Os assentamentos israelenses na Cisjordânia
Preocupações com a segurança de Israel
Recursos Hídricos
Reconhecimento da Palestina como Estado Constituído Politicamente, com representação completa nas Nações Unidas e não apenas observador não-membro.
Recuo do território israelense para as fronteiras anteriores à Guerra dos Seis Dias (desejo Palestino)
Outras questões
Ocupação militar israelense da Cisjordânia
O reconhecimento mútuo
Bloqueio de Gaza
Espaço aéreo palestino
Exército palestino
Muro erguido por Israel, a partir de 2008, ao sul da