Guerra do Vietnã
INTRODUÇÃO
A Guerra do Vietnã foi o mais longo conflito militar que ocorreu depois da 2ª Guerra Mundial.
Ela foi dividida em duas fases: A primeira sob lideração de Viet-Minh entre 1946 a 1954 e a segunda sob liderança de Vietcong entre 1964 e 1975. Ho Chi Minh: Um dos mais importantes e lendários líderes nacionalistas e revolucionários do mundo do pós-guerra. Em 1930 funda o Partido Comunista Indochinês e em 1941 é preso.
A CONFERÊNCIA DE GENEBRA
Em Genebra, na Suíça, os franceses acertaram com os vietnamitas um acordo que previa: 1. O Vietnã seria momentaneamente dividido em duas partes, a partir do paralelo 17, no Norte, sob o controle de Ho Chi Minh e no Sul sob o domínio do imperador Bao Dai, um títere dos franceses; 2. Haveria entre eles uma Zona Desmilitarizada (ZDM); 3. Seriam realizadas em 1956, sob supervisão internacional, eleições livres para unificar o país. Os Estados Unidos presentes no encontro não assinaram o acordo.
A DITADURA DO DIEM
Ngo Dinh Diem, líder católico, assume e torna-se ditador do Vietnã do Sul. Indo contra o acordo de Genebra, não realiza eleições livres e proclamando a independência do Sul.
Foi apoiado pelos Americanos pois eles sabiam que se as eleições fossem realizadas, seriam vencidas pelos nacionalistas e comunistas de Ho Chi Minh. Eles temiam que isso gerasse um efeito em cadeia e toda a Ásia acabasse se tornando comunista.
A 2ª GUERRA DA INDOCHINA
Com as perseguições desencadeadas pela ditadura Diem, comunistas e nacionalista formaram, em 1960, uma Frente de Libertação Nacional (FLN), mais conhecida como Vietcong, e lançaram-se numa guerra de guerrilhas contra o governo sul-vietnamita.
O presidente Kennedy, vendo que Diem não era capaz de vencer seus inimigos por si só, envia os primeiros “conselheiros militares”, que depois de sua morte em 1963, são substituidos por combatentes.
O sucessor de Kennedy, L.Johnson aumenta a escala da guerra, forjando um incidente no Golfo de Tonquim para