Guerra do Vietnã
No outono de 1964 o governo sul vietnamita está em desordem política enquanto seus militares desmoronam sob os avanços de quase 150 mil soldados vietcongs que controlam quase metade do lado sul vietnamita, recebendo armas e reforços do norte.
Os vietcongs são fazendeiros de dia e soldados á noite capazes de atacar e fugir e depois se integrar a selva sem serem percebidos. Tanto os vietcongs quanto os norte vietnamitas veem a resolução do golfo de tonkin como uma declaração de guerra dos americanos e eles pretendem lutar.
Em 1º de Novembro de 1964 os vietcongs fazem um ataque surpresa a uma das quatro bases aéreas no Vietnã do Sul, esse é o primeiro ataque direto contra homens americanos dentro do Vietnã do Sul.
7 de fevereiro de 1965: as forças vietcongs atacam uma segunda base aérea americana.
Semanas depois o presidente Johnson autoriza um bombardeio em larga escala dentro do Vietnã do Norte. Chamada de “Operação Trovão Retumbante” a estratégia é dupla: danificar o esforço de guerra norte vietnamita destruindo alvos militares e industriais e esmagar sua vontade de lutar demonstrando a incrível extensão do poder americano. Os comandos americanos acreditam que ambos objetivos serão conquistados em apenas oito semanas.
Em 8 de março de 1965 tropas americanas chegam ao Vietnã do Sul, a chegada das tropas ao Vietnã seria visto pelo público americano e pelo Vietnã do norte como um passo em direção há uma guerra maior.
No outono de 1965 150.000 soldados americanos chegaram ai Vietnã do Sul.
Rastrear e Destruir (1966 – 1967)
Janeiro de 1966: A vitória americana sobre o Vietnã do Norte no Vale de Ia