Guerra do século xxi
O século XXI é o da Terceira Revolução - a Rev. Tecnocientífica ou a quem já identifique uma Quarta Revolução a da Robótica. Nesse Contexto, a Internet é um novo espaço para as disputas geopolíticas, bem como um novo campo de atuação para criminosos…
Os Vírus da Internet são as novas armas de alcance global, utilizados por Hackers, Institutos de Espionagem de Governos e Criminosos…
Não se trata de Ficção cientifica e já é realidade o uso da tecnologia da informação (TI) e internet para fins político-militares, por exemplos, ha’ os vírus rastreadores de dados secretos os quais realizam ataques a sites e programas de países inimigos.
O Vírus Flame é um exemplo claro da Cyberwar, utilizado por Estados Unidos e Israel contra o Ira, acusado internacionalmente de enriquecer Urânio para fabricação de armas nucleares. Outro nome é o Vírus Stuxnet, também utilizado por Israel contra o Irã, entre 2009 e 2010 atacou mais de 100.000 computadores do sistema de indústrias iranianas.
Países Antagônicos, como China, EUA e Rússia, investem cada vez mais em tecnologia e pesquisa para aprimorar sistemas de segurança e programas de espionagem. Neste século XXI, grupos terroristas e criminosos hackers também se valem do cyber espaço para ampliar suas ações, esse fato ja foi ilustrado em Filmes como Duro de Matar (em que criminosos atacam Nova Iorque, criando uma pane geral).
O Ataque Virtual advém de sistemas baseados no conhecimento avançado dos Códigos “Maliciosos”, criando verdadeiras armas de ação na rede informacional da web. O Pentágono e a CIA, dos EUA, a OTAN da Europa e países do Norte, agencias de inteligência e segurança militar já declararam ser constantemente atacadas por grupos de espionagem, por isso desenvolvem sistemas de defesa digital para detectar perigos e desabilitá-los. Além disso, esses serviços de Inteligência contêm como crimes a atuação de Hackers.
Um caso de