Guerra do paraguai
Durante cerca de cinco anos, o Brasil, a Argentina e o Uruguai, apoiados pela Inglaterra moveram uma guerra que tinha por meta a destruição do Paraguai como nação. Causas: ARGENTINA BOLÍVIA URUGUAI
PARAGUAI
• No período imediato a independência havia uma luta entre os unitaristas (Província de Buenos Aires) e os fede ralistas (províncias interioranas)
Em 1854 a Argentina reconheceu a independência do Paraguai celebrando então um acordo de livre navegação no Estuário do Prata e no rio Paraná. Com isso o país se modernizou especialmente na área militar No entanto havia um aspecto desvantajoso. Todos os projetos de infra-estrutura, de técnica e de mão-de- obra qualificada eram britânicos.
1. 2
3
A CRISE URUGUAIA E O INÍCIO DA GUERRA DO PARAGUAI
Entenda o problema:
• Após a independência do Brasil (1828) a luta pelo poder dividiu-se em duas forças BLANCOS (conservadores) e COLORADOS (liberais) • Os Blancos representavam os interesses dos donos de fazenda enquanto os Colorados representavam os interesses da população urbana.
• Os Blancos divergiam dos estancieiros gaúchos (brasileiros) e com alguma freqüência entravam em choque gerando um caso diplomático.O Brasil pediu o arbitramento da Argentina que nos apoiou se aproximando politicamente (governo de Bartolomeu Mitre (1860/68). • O entendimento foi facilitado porque tanto o Brasil quanto a Argentina eram favoráveis ao líder colorado Venâncio Flores que havia apoiado Mitre em sua luta contra os federalistas. • No Brasil, Venâncio Flores era considerado amistoso e justo com os