Guerra do paraguai
Nome: *** Nº: *** Série: 8º ano
Guerra do Paraguai
História – ***
São Vicente, 2009
Índice
Introdução........................................................................................................p.03
Guerra do Paraguai..........................................................................................p.04 Conclusão.........................................................................................................p.06 Bibliografia.......................................................................................................p.07
Introdução
Neste trabalho pretendo escrever mais detalhadamente sobre a Guerra do Paraguai, que foi uma das piores guerras da América do Sul, envolvendo o Paraguai, o Brasil, a Argentina, o Uruguai e aliados. Com os quais houve a “Tríplice Aliança” entre Brasil, Uruguai e Argentina. E com essa ‘ajuda’, o Paraguai acabou sendo derrotado.
Guerra do Paraguai
Esta guerra envolveu o Brasil, a Argentina, o Uruguai e Paraguai com Solano Lópes, um ambicioso governante.
Quando o Brasil bloqueou o porto de Montevidéu e parte do litoral uruguaio, o cenário tenso chegou ao seu limite. E como pretexto para o início da guerra, em 10 de novembro de 1864, o Paraguai aprisionou o vapor brasileiro “Marquês de Olinda”, que subia o rio Paraguai rumo a Mato Grosso, e invadiu com sucesso o Mato Grosso, então, quatro meses depois, a Argentina também, foi invadida, e, com isso, chegaram ao Rio Grande Do Sul.
Diante disso, a Argentina, Brasil e Uruguai formalizaram o tratado da “Tríplice Aliança” contra o Paraguai.
Com a derrota à esquadra paraguaia, na batalha Naval de Riachuelo, pela esquadra brasileira comandada pelo almirante Barroso, houve a impedição o avanço para o estuário do rio da Prata.
Batalha de Tuiuti: foi a maior batalha campal da América do Sul. Por quatro horas dois exércitos se enfrentaram, prejudicando ambos os exércitos.
Curupayti e Laguna: ao tentar expulsar os paraguaios