Guerra de Tróia
Como aprender a declamar:
A MENSAGEM DEVE FALAR AO SEU CORAÇÃO: Minha primeira dica, aquela que eu considero mais importante, evite declamar uma poesia que não tenha falado ao seu coração. Antes de você tentar comunicar uma mensagem para outras pessoas, ela deve ser interiorizada em sua alma. É impossível transmitir com verdade algo que você não acredita. Como falar ao outro se você mesmo não se convenceu daquela mensagem?
TEMA PROPÍCIO PARA A OCASIÃO: Uma outra preocupação que o declamador precisa ter ao escolher uma poesia é se o tema é propicio para aquela ocasião. Se o momento é de comemoração de aniversário, escolha os temas que falam de vida, de celebração, de gratidão. Se for uma homenagem a uma pessoa, veja se a mensagem corresponde a realidade do homenageado. Um exemplo de um erro: homenagear alguém que não teve filhos ou não casou, com uma poesia que fale das bênçãos dos filhos, netos, cônjuges, etc.
COMPREENDER A MENSAGEM: Este é um cuidado que o declamador deve ter, antes mesmo de decorar o poema. É necessário compreender o que significa cada termo que lhe seja desconhecido. Faça também uma boa leitura de todo texto, verifique as pontuações e faça todas as pausas necessárias. A memorização deve ser feita corretamente, para que o sentido das frases não seja quebrado ou fique sem expressão. Posteriormente daremos dicas de memorização.
DECORAR OU NÃO O TEXTO: Decore todo o texto e tenha certeza de que ele ficou gravado em sua memória. Caso você não tenha conseguido decorar, leve a poesia escrita e coloque-a sobre o púlpito ou estante. É melhor uma bela e boa leitura, do que o esquecimento e a mensagem ficar incompleta por falha da memória na hora da declamação.
O FUNDO MUSICAL: Se for possível, escolha um bom fundo musical. Pode ser blay back ou um instrumento como piano, órgão, vilão. Tenha cuidado com a seleção da música, para que sua mensagem esteja em sintonia com o tema do poema. Por exemplo: se a poesia for festiva, o fundo