Guerra de preços
ESTUDO DE CASO:
PHILLIP MORRIS X B.A.T
1 INTRODUÇÃO
A Guerra de Preços é assunto presente em todos os mercados, seja de serviços educacionais, de marketing de produtos pela internet, de produtos de alta tecnologia num mundo de rápidas mudanças, ou mesmo em mercados tradicionais de commodities, como combustíveis. Cabe aos gestores estarem preparados para lidar com este desafio estratégico que pode levar o resultado das empresas ao superávit ou ao déficit.
Para tratar deste assunto, este desafio profissional é baseado na análise do caso da Guerra de Preços entre Phillip Morris e B.A.T acontecida na década de 1990 no mercado de cigarros da Costa Rica. A partir deste caso será feita uma elucidação sobre Guerra de Preços, partindo de pesquisas sobre o assunto que embasarão resultados e considerações observadas.
2 METODOLOGIA DE PESQUISA
Segundo o propósito, este desafio profissional enquadra-se como sendo aplicado; segundo o procedimento técnico é bibliográfico, documental, estudo de caso e de levantamento. Sendo as fontes retiradas de livros, artigos, revistas, entre outros, de administração focados, principalmente, em gestão de preços, custos e estratégica e das apostilas e vídeo-aulas disponibilizadas no decorrer das disciplinas do módulo C deste MBA.
3 REFERENCIAL TEÓRICO
Conforme o contexto trazido por OSBORNE e RUBINSTEIN (1994), a Teoria dos Jogos pode ser entendida como um conjunto de ferramentas elaboradas para auxiliar a compreensão dos fenômenos observados quando tomadores de decisão, chamados jogadores, interagem entre si. A Teoria dos Jogos considera os conhecimentos, as capacidades e as expectativas dos diversos jogadores para criar representações abstratas de situações reais partindo do pressuposto de que os tomadores de decisão agem racionalmente na busca de seus objetivos.
A teoria dos jogos distingue-se da economia na medida em que procura encontrar estratégias racionais em situações em que o