Guerra de juros
Aiana Freitas
Do UOL, em São Paulo
Comentários 42
LEIA MAIS * Compare as taxas de juros cobradas pelos bancos * Sete coisas que os bancos não contam * Caixa derruba juros e avalia que taxa de calote pode subir * BB derruba juros em até 45%; financiar carro fica 19% mais barato * Bancos cobram R$ 300 milhões da Receita antes de discutir queda de juros * Juros do cheque especial e do empréstimo pessoal sobem em março
Depois que Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal anunciaram reduções de até 88% nos juros cobrados dos consumidores e das empresas, alguns dos maiores bancos privados do país também estudam promover cortes.
Bradesco, Itaú Unibanco, Santander e HSBC informaram que estão "avaliando" essa possibilidade, para evitar a perda de clientes.
Especialistas em finanças pessoais e direitos do consumidor dizem, porém, que a decisão sobre permanecer cliente de uma instituição ou migrar para outra deve levar em consideração outros aspectos além dos juros cobrados nos financiamentos.
É preciso analisar, por exemplo, os preços dos pacotes de tarifas de cada banco.
Clientes antigos também pagarão taxas menores
Entre os juros reduzidos pela Caixa estão aqueles cobrados no financiamento de veículos, que agora partem de 0,98% ao mês. Antes, era cobrada uma taxa de 1,19% ao mês. As taxas novas passaram a valer na segunda (9).
O que levar em conta antes de mudar de banco
Negociação
Antes de transferir sua conta para outro banco, tente negociar condições melhores na instituição da qual já é cliente. Os clientes que têm vários produtos no mesmo banco, como seguros e aplicações financeiras, tendem a ter maior poder de barganha nessas horas.
Custo Total
Não são só os juros que determinam o valor das parcelas de um financiamento. A coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci, sugere que o consumidor peça à instituição que informe o custo efetivo total das operações, que