Guerra de canudos
Nome, Local e Data, Grupos Participantes, principal Líder, Motivos, Objetivos e Resultado
Nome: Guerra de Canudos
Local e Data: Interior do sertão da Bahia do período de novembro de 1896 a outubro de 1897
Grupos Participantes: de um lado os habitantes do Arraial de Canudos (jagunços, sertanejos pobres e miseráveis, fanáticos religiosos) liderados pelo beato Antônio Conselheiro. Do outro lado as tropas do governo da Bahia com apoio de militares enviados pelo governo federal.
Principal Líder: beato Antônio Mendes Maciel, conhecido como Antonio Conselheiro
Motivos: O governo da Bahia, com apoio dos latifundiários, não concordavam com o fato dos habitantes de Canudos não pagarem impostos e viverem sem seguir as leis estabelecidas. Afirmavam também que Antônio Conselheiro defendia a volta da Monarquia.
Por outro lado, Antônio Conselheiro defendia o fim da cobrança dos impostos e era contrário ao casamento civil. Ele afirma ser um enviado de Deus que deveria liderar o movimento contra as diferenças e injustiças sociais. Era também um crítico do sistema republicano, como ele funcionava no período. O povo não aceitava a situação de injustiça social que reinava na região.
Objetivo: luta pela terra e pela criação de uma comunidade igualitária.
Resultado: O conflito de Canudos mobilizou aproximadamente doze mil soldados oriundos de dezessete estados brasileiros, distribuídos em quatro expedições militares. Em 1897, na quarta incursão, os militares incendiaram o arraial, mataram grande parte da população e degolaram centenas de prisioneiros. Estima-se que morreram ao todo por volta de 25 mil pessoas, culminando com a destruição total da