Guerra da secessão
Introdução..................................................................................................pág. 3
Causas........................................................................................................pág. 4
Guerra.........................................................................................................pág. 5
Consequências..........................................................................................pág. 6
Bibliografia.................................................................................................pág. 7
Introdução
A Guerra de Secessão foi um conflito militar que ocorreu nos Estados Unidos, entre os anos de 1861 e 1865. De lado um ficaram os estados do sul contra os estados do norte.
Os estados do Norte eram industrializados, e os do Sul tinham base na produção agrária. Os trabalhadores do Norte eram remunerados, já os trabalhadores do Sul eram todos escravos das agriculturas.
Com isso a Indústria (Norte) só conseguia vender seus produtos naquela região, pois se tentassem vender para o Sul não teriam resultados, porque os trabalhadores daquela área não eram pagos, portanto não possuíam dinheiro para comprar produtos industrializados.
Os Estados do Norte então fizeram guerra com os do Sul na intenção de transformá-los em Industrializados, com trabalhadores remunerados que possam pagar por seus produtos e/ou serviços.
Causas:
Os estados do sul tinham uma economia baseada no latifúndio escravista e na produção, principalmente de algodão, voltada para a exportação. Enquanto isso, os estados do norte defendiam a abolição da escravidão e possuíam suas economias baseadas na indústria. Esta diferença de interesses deflagrou o conflito. A Guerra de Secessão consistiu na luta entre 11 Estados Confederados do Sul latifundiário, aristocrata e defensor da escravidão, contra os Estados do Norte industrializado, onde a escravidão tinha um peso econômico bem menor do que no Sul. Estas