guerra civil
No ano de 1860, Abraham Lincoln foi eleito presidente dos Estados Unidos. assim que ele foi eleito, os plantadores sulistas anunciaram que seus estados iriam se separar da união. eles não confiaram em Lincoln, pois temiam que o presidente estabelecesse o protecionismo alfanaligárdo e acabasse com a escravidão
Os estados do sul anunciaram a secessão, Os estados confederados queriam criar um novo pois, no qual a escravidão seria aceita. Os estados do norte não aceitaram essa situação. afinal, não queriam perder o mercado e as matérias-primas, como o algodão, do sul.
Estourou então a Guerra civil (1861-1865) entre os sulistas e os confederados. A pesar de no começo que os sulistas venceriam, o norte possuia mais soldados que o sul e muito mais fabricas que produziam armas e equipamentos. Depois de duríssimos combates, em que morreram 600 mil pessoas, o sul finalmente se rendeu ao norte.
Ku klux klan
Com a derrota dos escravocratas na guerra da secessão, os brancos do sul dos estados unidos viram se diante de escravos negros que passaram a ter os mesmos direitos políticos. indignados desse fato alguns oficiais do exército confederado resolveram fundar em Norshville (tennessee), em 1865, uma sociedade secreta para lutar contra a influência dos negros nos caminhos da nação: a ku klux klan.
A princípio, a ku klux klan limitava-se a aterrorizar os negros, recorrendo a cavalgadas noturnas á luz de tochas, com vestes e capuzes brancos. mas em pouco tempo o ataque passou a ser direto: banhos de piche e acoítes, linchamentos e assassinatos sístemáticos. com a retirada das tropas federais dos estados do sul e a diminuição gradativa dos poderes concedidos aos negros, os brancos reconquistaram sua antiga preponderância econômica e social. Desorganizada, a sociedade foi dissolvida eplo general Nathan Bedforal Forrest, em 1871. mas ressurgiu após a primeira guerra mundial, e com mais força.
Em 1916, tirinta e quatro homens, liderados pelo pastor metodista