Guernica - Análise
Guernica é uma obra pintada por Pablo Picasso. O tema da pintura é o bombardeamento da cidade de Guernica por parte dos Alemães durante a Guerra Civil Espanhola. Poderemos achar que esta pintura é uma pintura de reflexão momentânea e que só serve de crítica para a Guerra Civil Espanhola, mas rapidamente constatamos que este quadro transcende e muito a mera crítica momentânea. Crítica a guerra brutal, a violência gratuita e a destruição irracional provocada pelo ser humano. Estas ideias tentam ser transmitida através de fortes imagens. É clara a filiação cubista da linguagem desta pintura pelas distorções e metamorfoses aleatórias e violentas das figuras. Estão representadas nove figuras no quadro.
Nesta imagem o que salta á vista logo é o pedido de socorro. Nota-se que a personagem está desesperada e apavorada e quer ajuda. A boca aberta enfatiza isso ainda mais. Mas a personagem pode estar também relacionada com a religião. Abre os braços para o céu a pedir uma ajuda divina. Ou então está a pedir que parem o bombardeamento.
Esta personagem simboliza o medo do povo espanhol. Parece que a personagem que segura o candeeiro está apavorizada e ao mesmo tempo preocupada com todo o paronama. Esta personagem, com o braço estendido, sustenta um candeeiro que ilumina a macabra cena, simbolizando as próprias explosões provocadas pelos bombardeiros alemães.
Esta personagem parece sair da escuridão e tenta acudir-se na luminusidade. Nota-se um rosto de esgotamento e parece que se está ferida na sua perna esqueda. Também se repara que ela olha para o candeeiro como algo espantoso. Olha para ele como se fosse uma salvação, algo que a pudesse ajudar. Também mostra a esperança do ser humano. Apesar de estar muito fatigada e ferida, continua a ter esperança numa salvação.
Esta talvez seja o promenor de mais dificil interpretação. Este pormenor poderá ser um símbolo de Deus. No quadro não existe nenhuma personagem a fixar os olhos neste promenor