Guarulhos
E DOENÇAS RELACIONADAS
UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS
MOGI DAS CRUZES
MARÇO/2011
A CIDADE DE GUARULHOS
1. Formação Histórica
A cidade de Guarulhos, hoje a maior cidade brasileira entre as não-capitais, pertence à região metropolitana de São Paulo que, por sua vez, representa a terceira megalópole mundial (atrás apenas de Tóquio e Nova York) (AGENDE, 2010).
Sua formação histórica está associada ao movimento bandeirante que, partindo da então Vila de São Paulo, se dirigia, durante a época colonial, para o interior do Brasil, em função do potencial de existência de novas riquezas interessantes para os colonizadores, sobretudo o ouro (GUARULHOS, 2007).
Assim, no processo de interiorização da colonização, a oito de dezembro de 1560 é fundada a Aldeia de Nossa Senhora da Conceição de Guarulhos, vinculada à Vila de São Paulo de Piratininga. Trinta e sete anos após essa fundação, o bandeirante paulista Afonso Sardinha encontra ouro na região. A descoberta do ouro deu origem a pelo menos seis grandes garimpos e intensificou a ocupação do território, dando início ao processo de urbanização, em curso até os dias atuais. Como resultado desse processo, Guarulhos conta hoje com mais de 40 etnias habitando o seu território, e cerca de 2300 indústrias, 15 mil estabelecimentos industriais e 45 mil empresas prestadoras de serviços.
As condições naturais do território, associadas a fatores sociais, explicam em parte o desenvolvimento econômico da cidade rumo à industrialização / urbanização. Sua proximidade com a cidade de São Paulo fez com que Guarulhos se beneficiasse de modo mais intenso das ações planejadas e subsidiadas pelo Estado para o desenvolvimento industrial do país, a partir do século XX, observando-se assim uma surpreendente ocupação do território, conforme se pode observar a partir da tabela:
QUADRO DA EVOLUÇÃO POPULACIONAL DE GUARULHOS: 1913-1991
Ano Nº de habitantes