Guarda Funebre
ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR
ESCOLA DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE SARGENTOS
PFOFESSOR: 2º TEN PM KLAUDIR
DISCIPLINA: ORDEM UNIDA
GUARDA FÚNEBRE
CFS PM 2015
TURMA:07
ALUNOS: Nº 136.986-7, CB PM DORNELAS Nº 130.080-5, CB PM GISLENO Nº 139.775-1, CB PM DE OLIVEIRA Nº 143.367-1, SD PM TARSO
BELO HORIZONTE MAIO DE 2015
CONTEXTUALIZAÇÃO
A Guarda Fúnebre é uma das espécies de Honras Fúnebres constituída por tropa armada especialmente postada para render honras aos despojos mortais de policiais militares da ativa e de altas autoridades civis.
Portanto, visa homenagear postumamente os despojos mortais de policiais militares da ativa, em especial daqueles que, em cumprimento da missão policial, vierem a falecer em decorrência de situações de confronto com cidadãos infratores, em ações para socorrer ou salvar vidas e outras situações consideradas atos de serviço.
Excepcionalmente, serão prestadas ao pessoal da reserva e reformados as honras destinadas a policiais militares da ativa, se o óbito for decorrente de ação empreendida para socorrer e/ou salvar vidas de terceiros, ou por relevantes serviços prestados à PMMG e ao Estado, a critério do Comandante-Geral.
O exercício da função policial-militar envolve, permanentemente, o enfrentamento de situações de risco pessoal em prol da segurança pública.
A Guarda Fúnebre posta-se no trajeto a ser percorrido pelo féretro, de preferência na vizinhança da casa mortuária ou da necrópole, com a sua direita voltada para o lado de onde virá o cortejo e em local que, prestando-se à formatura e à execução das salvas, não interrompa o trânsito público.
A Guarda Fúnebre, quando tiver a sua direita alcançada pelo féretro, efetua três descargas de tiros, executando em seguida “Apresentar-Arma” para a passagem do cortejo fúnebre.
COMPOSIÇÃO
Para Oficiais Superiores
A Guarda Fúnebre terá o efetivo de dois pelotões (60 policiais militares),