Gua Nossa De Cada Dia
A crise da água no Sudeste brasileiro, que afeta milhões de pessoas, desperta discussões sobre mudanças climáticas, consumo, investimentos e alternativas de abastecimento.
Diversas cidades do mundo também enfrentam ou enfrentaram desafios semelhantes, envolvendo seca, desperdício e excesso de consumo. A experiência delas pode servir de lição para São Paulo e as demais cidades brasileiras que sofrem com a falta d’água?
Aqui estão algumas soluções utilizadas essas cidades:
Transposição de Água: Em Pequim, a companhia de água está apostando em um projeto multibilionário para redirecionar rios. O objetivo é mover bilhões de metros cúbicos de água do sul ao norte (mais árido) anualmente ao longo de uma distância superior à que separa o Oiapoque do Chuí (extremos do Brasil).
Dessalinização: Na Austrália, foram construídas duas grandes estações para remover o sal da água coletada no Oceano Índico e torná-la potável. Hoje eles obtêm metade de sua água potável a partir do mar.
Proteção das Mananciais: Uma das maiores cidades do mundo, Nova York iniciou nos anos 1990 um amplo programa de proteção aos mananciais de água, para prevenir a poluição nessas nascentes e, assim, evitar gastos volumosos com tratamento ou busca de novas fontes de abastecimento.
Fonte: www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/11/141105_crise_agua_6cidades_pai
Economizar água nas atividades domésticas
Hoje em dia é rotina a gente escutar na TV, por exemplo, o quanto precisamos cuidar do nosso planeta. Ótimo! Mas, oh! Pensa comigo: serão necessárias grandes ações? Será que a ajuda ao planeta não pode começar em casa, nas atividades domésticas, com a economia da água?
Aqui estão algumas ações que podem ajudar na economia da água:
Desligue a torneira enquanto escova os dentes!
Essa talvez seja a dica mais conhecida de todas. Já imaginou o quanto de litros de água vai embora pia abaixo enquanto você escova os dentes e se olha, linda