Gua Doce
Chama-se água doce a água dos rios, lagos e a maioria dos lençóis subterrâneos, com uma salinidade próxima de zero, por oposição à água do mar (que tem geralmente uma salinidade próxima de 35 gramas de sais dissolvidos por litro) e à água salobra, como a dos estuários, que tem uma salinidade intermédia. De acordo com a salinidade, podemos dividir a água em doce, salobra e salgada. A água doce apresenta pouca quantidade de sal (cloreto de sódio), sendo assim, apesar do termo, devemos deixar claro que ela não apresenta açúcar. Essa é a água mais utilizada pelo homem e encontram-se disponível em rios, lagos e reservas subterrâneas. Estima-se que ela represente apenas 2,5% do total de água do planeta.
A água doce é procedente de um processo de precipitação (chuva, granizo, neve) ou do degelo de geleiras.
Distribuição da água doce na Terra
Gelos e geleiras — 77,39%
Águas subterrâneas — 22,03%
Água superficial, incluindo lagos, rios, pântanos e represas — 0,37%
Humidade do solo — 0,18%
Vapor atmosférico — 0,03%
As águas dos lagos, rios, represas e as águas subterrâneas são consideradas "água disponível para consumo humano", correspondentes a 22,4% do total da água doce existente na Terra. Dessa água doce disponível, as águas subterrâneas correspondem a cerca de 98%, e os rios e lagos correspondem a 2% apenas. A "água disponível para consumo humano" não é necessariamente água potável (ou própria para beber).
No caso particular do Brasil, o seu maior recurso hídrico e também do Mundo, correspondendo a 20% de toda a água doce disponível no planeta, é a bacia Amazônica, que está distante das grandes concentrações urbanas e industriais. Embora o Brasil seja o primeiro país em disponibilidade hídrica em rios do mundo, a poluição e o uso inadequado comprometem esse recurso em várias regiões do País.
Destes 0,03% de água doce, de fácil acesso para a utilização e potável cerca de 70% é utilizada na agricultura, 22% nas indústrias e 8% em hospitais, residências,