Gt3
O presente trabalho tem como objetivo geral, engendrar uma reflexão crítica concernente à posturaque o leitor deve assumir durante o ato de ler. Salientar, no que diz respeito à função primordial de um texto, o papel de mediador de um mundo e esclarecedor da realidade. A primeira parte destaca a importância da leitura analítico-crítica, tanto na vida acadêmica e pessoal. A segunda parte treina o leitor para fazer essa leitura crítica. Já a terceira, apresenta os elementos que compõe um roteiro do processo de leitura analítico-crítica da palavra escrita. A última parte destaca a importância do trabalho grupal, desde a formação acadêmica e humana dos indivíduos.
Foi possível fazer este trabalho através da leitura do Capitulo 3:” Universidade criação e produção do conhecimento”. Juntamente com as discussões em grupo sobre o assunto, e principalmente pela a atenção dedicada ao seminário do Grupo 3, no Grande Seminário Temático.
2. O LEITOR UNIVERSITÁRIO EM UM PROCESSO DE LEITURA CRÍTICA DA PALAVRA ESCRITA E TRABALHANDO EM GRUPOS NA APREENSÃO DO CONHECIMENTO EM BENEFÍCIO DO SER HUMANO EM SUA TOTALIDADE.
2.1 A importância de uma leitura analítico-crítica.
Estudar nada mais é do que tentar compreender e elucidar as formas de ser e as possibilidades de ação. Praticando-se um ato de conhecer o mundo. As formas do ato de estudar, podem ser classificadas como críticas ou a-críticas.
Crítico é a descrição da realidade a partir de suas manifestações. A-crítica será a atitude de aceitação pura da mensagem e suas consequências, sem questionamentos. O leitordeve assumir uma postura quando se ler um texto. Assumindo a postura de leitor a-crítico, significa que abandonará a capacidade pessoal de investigar, alienando-se. Já a postura do leitor crítico, é de questionamentos e percepção da realidade. Por isso,a importância da leitura analítico-critica, o leitor torna-se ativo e formador de opinião.
2.2 Treinamento consciente da leitura crítica.
Com tudo o