Gsgs
Henrique Moreira Neves*,
*Aluno Licenciando/Graduando do curso de Educação Física da Universidade Católica de Brasília.
INTRODUÇÃO
A Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) é o conjunto de medidas que tem por objetivo reverter à morte de pacientes com as funções respiratórias e circulatórias ausentes ou comprometidas (REIS & VASCONCELLOS, 1999). A reanimação cardiopulmonar é realizada quando há a cessação súbita e inesperada da circulação ou ventilação efetiva. Sendo assim, para Carvalho (1998) o grande objetivo da RCP é o de reverter à morte clínica do indivíduo.
Para Torreão, et al. (2000), a RCP tem sido estudada em muitos países principalmente em adultos em referência a indicação e prognóstico. Em seu trabalho foi concluído que muitas vezes a RCP não é realizada e que para tal decisão se faz necessário uma discussão entre equipe, paciente e família.
Neste trabalho tentaremos mostrar um pouco da literatura existente sobre o tema em discussão e fornecer dados suficientemente claros para todo e qualquer profissional da área da saúde ou não para que quando se faça necessário este saiba como proceder inicialmente para retardar a morte da vítima.
MATERIAL E MÉTODO
O presente estudo refere-se a uma revisão de literatura com o objetivo de levantamento bibliográfico dos estudos existentes a respeito de RCP.
A revisão de literatura baseia-se em pesquisar trabalhos semelhantes com pesquisas e publicações de alguém, resultando assim, do processo de levantamento e análise de um tema já publicado permitindo um mapeamento de quem já escreveu ou pesquisou sobre o tema (AURELIANO, 2009).
Os artigos pesquisados foram feitos sob as palavras de: RCP, ressuscitação cardiopulmonar e ressuscitação cardiorrespiratória. As pesquisas foram realizadas no Google Acadêmico e na rede de busca Lilacs. Foram utilizados 7 artigos significantes ao tema proposto.
RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR
A Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) é o conjunto de