gsgre
1261 palavras
6 páginas
Trabalho de HistóriaNome : Caio Cesar A. Miranda nº7
Profº Mara Índice
Introdução............................................3
-Vida
-Ações politicas
-Inicio de carreira
Estado Totalitário.................................4
-Opinião
-Obras
Introdução
Hannah Arendt(considerada uma das mulheres mais influentes da do século XX) foi uma filósofa alemã de origem judaica, nascida em 14 de outubro em Hanôver, Alemanha.Em 1933 começa a privação de direitos e perseguição das pessoas de origem judaica,no mesmo ano ela é encarcerada (por um breve momento)assim ela se decidi emigrar para os Estados Unidos. Em 1937 ela se torna apátrida (pessoa que não é titular de nenhuma nacionalidade) por causa do regime nazista.
Sua vida acadêmica e atividade política começa em 1924,seus estudos na Universidade de Marburg e durante um ano assiste às aulas de filosofia de Martin Heidegger e de Nicolai Hartmann, e as de teologia protestante de Rudolf Bultmann, além de estudar grego.
Heidegger, pai de família de 35 anos, e Arendt, estudante dezessete anos mais jovem que ele, foram amantes, ainda que tivessem de manter em segredo a relação. No começo de 1926, ela não aguentava mais a situação e decidiu trocar de universidade, indo para a Universidade Albert Ludwig de Freiburg, para estudar sob a orientação de Edmund Husserl. Ela também estudou filosofia na Universidade de Heidelberg e se formou em 1928, sob a tutoria de Karl Jaspers, com a tese O conceito de amor em Santo Agostinho. A amizade com Jaspers duraria até a morte do filósofo.
Arendt havia levado uma vida muito recatada em Marburg, como consequência do segredo de sua relação com Heidegger. Mantinha amizade apenas com outros alunos, como Hans Jonas, e com seus amigos de Königsberg. Em Heidelberg, ampliou seu círculo de amigos ao qual pertenceram