gsdf
Aluno (a) _____________________________________________________________________
Prof° Roni Everson
LITERATURA CONTOS
Data: out 2013
CONTOS JOSÉ J VEIGA (AULA 1)
10 “ A viagem de dez léguas” Sr Olimpio faz uma viagem de dez léguas, tinha se tornado viúvo e estava com o único filho.no caminho, lembra que, devido a escaramuças com um vizinho, deixara o sitio Bom-Tempinho e veio viver com esposa na vila. O sitio, que era do sogro, foi vendido para uma mineradora que explorou uma mina de cristal ate a exaustão e depois abandonou o local, deixando tudo esburacado. A medida em que vai ouvindo o pai, o menino tem vontade de estabelecer um dialogo com ele, o que não acontecia. Tem vontade de compreender as angustias do pai de ajudá-lo nas suas dificuldades, que não eram poucas.
O menino ia para a casa dos padrinhos, onde ficaria um tempo. Este conto tematiza a interdição social, a falta de dialogo entre o pai e filho. O pai, no dia da despedida do filho, procura ser diferente, procura mudar, mas o seu jeito autoritário costumeiro não lhe permite ser outro, não lhe permite revelar seus sentimentos.
11 “Diálogo da relativa grandeza” A narrativa começa com Doril , um menino, sentado num monte de lenha, que contempla um louva-a-deus em sua mão, quando chega sua irmã Diana, comendo marmelo(fruto típico do cerrado). Concentrado em sua observação. Doril sopra o animalzinho, Doril subverte o tamanho das coisas e cria uma relação de grandeza entre elas( teoria da relatividade). A partir dali, Doril teta convencer a irmã dessa nova realidade, mas ela não a percebe como ele diz, e zomba do irmão. Diana não compreende que “tudo no mundo é muito pequeno”. O conto retrata como e pequeno o homem diante de Deus e do mundo, e o perigo dele Homen achar-se grande. Para Agostinho Potenciano,( meu professor de Literatura, esse comentário não tem importância!! Foi só um momento de soberba da minha parte rsrsrsrs GRIFOS MEUS!) o