Grécia antiga
Grécia Antiga
Trabalho apresentado pelo aluno: Gabriel Canto Conceição e Karen Moreira.
Disciplina : História pela professora Alzira Machado
Introdução
O trabalho apresentado sobre a Grécia Antiga irá abordar diversos tópicos sobre a mesma, tópicos como localização, cidades, a econômia, religião. Política, e algumas curiosidades sobre a mesma.
Localização.
O nome Grécia Antiga é o termo que geralmente descreve o mundo Grego e áreas próximas alguns exemplos dessas áreas próximas são: Chipre (uma ilha situada no Mar Mediterrâneo) , Anatólia (uma região ao oeste da Ásia), sul da Itália, sul da França e o mar Egeu (mar situado entre a Europa e a Ásia)
Mapa da Grécia Antiga.
Principais cidades
As duas principais cidades da grécia eram Atenas e Esparta.
Esparta: Uma cidade fundada durante o século IX a.C, construída pelos Dórios (uma das 3 principais tribos da Grécia Antiga). Os Espartanos tinham uma característica muito notável era o caráter militar, uma das provas disso que a educação Espartana era voltada para transformar seus cidadãos em guerreiros.
Atenas: sido fundada pelos Jônios (um povo indo-europeu), atenienses sobreviviam principalmente da agricultura e desenvolviam a pesca e o comércio marítimo.
Diferente de Esparta que focava na guerra, Atenas valorizava a eduação do seu povo, assim se tornando o centro intelectual do Ocidente.
Econômia
A econômia grega basicamente se formou durante o período da Civilização Minoica onde a econômia saiu da econômia Agrícola para adentrar em outras, o resultado foi o comércio marítimo com regiões do Egeu e Mediterrâneo Ocidental, com a utilização dos metais houve o aumento das transações com os países produtores.
Durante o período Arcaico a principal atividade econômica era a agricultura, mais praticada nas colônias gregas, mas tarde muits colônias se tornaram centros comerciais, pois eles tinha portos estratégicos para rotas de navegação. Umas das consequências foi que a