Grécia antiga
1. Justificar a fragmentação politica
A Grécia era dividida em três grandes regiões: Grécia continental, Grécia insular e Grécia asiática, porém possuía um solo bastante pobre e montanhoso, onde a cultivação era muito reduzida.
Então para conseguir alcançar maior riqueza, facilitar a governamentação e ser auto-suficiente, os Gregos criaram várias cidades-Estado (as Pólis).
2. Caracterizar a Pólis
A Pólis era uma pequena comunidade em que os gregos viviam.
Esta tinha: um território com fronteiras definidas e um espaço cívico organizado, onde o espaço cívico se dividia na Acrópole (zona alta da cidade onde se realizava a vida religiosa, destaca-se o Partenon) e na Ágora (praça publica na zona baixa da cidade onde se passava a vida quotidiana, destaca-se: o mercado, a Bulé, Stoa - sitio de sombra para debate politico); existiam leis para garantir a ordem e a organização; era constituída por um corpo cívico, isto é os cidadãos que tinham de ser homens, filho de pai e mão ateniense, maiores de 18 anos e serviço militar cumprido, estes tinham como funções: fazer as leis, defender Atenas e participar na Bulé; e era uma cidade auto-suficiente, que se basta a si própria em termos económicos (autarcia)
3. Descrever os espaços da cidade grega
Os espaços da cidade grega são:
- Acrópole: zona alta da cidade, onde se praticava o culto aos deuses, ou seja onde se praticava a religião. Nela encontravam-se os principais edifícios públicos e profanos, templos e residências aristocráticas, como por exemplo: Propileus e Templo de Atena Niké
- Ágora: zona baixa da cidade, onde se passava a vida quotidiana. Nela encontrava-se: o mercado, o conselho da cidade, arquivo, strategium (exercito e instituições militares), casa onde era cunhada a moeda, stoa (sitio de sombra para o debate publico)
4. Distinguir nas instituições de Atenas democrática, órgão de poder legislativo, executivo e judicial
- Eclésia: assembleia de todos os