Grécia antiga
A arte grega é ligada a inteligência, seus deuses eram serem inteligentes e justos que se preocupavam com o bem estar do povo.
Sua Arte principalmente na escultura passa por momentos, nos quais a principio o artista produz somente o belo, corpo exuberante juntamente a traços perfeitos para melhor expressar a beleza do mesmo. Logo após o artista passar a enxergar a beleza no real, passando então a criar esculturas mais realistas, mesmo que o escolhido não seja perfeito. Na sua constante busca da perfeição, o artista cria uma arte de elaboração intelectual em que predominam o ritmo, o equilíbrio, a harmonia ideal. Os gregos eram muito racionais, perfeccionista, e viviam em uma sociedade democrática. A arquitetura de seus templos era impecável, a característica mais evidente dos templos gregos é a simetria entre o pórtico de entrada e o dos fundos, era construído sobre uma base de três degraus.
A arte na Grécia
Dos povos da antiguidade, os que apresentam uma produção cultural mais livre foram os gregos. Eles não se submeteram às imposições de sacerdotes ou de reis autoritários e valorizavam especialmente as ações humanas, na certeza de que o homem era a criatura mais importante do universo. Assim, o conhecimento, através da razão, esteve sempre acima da fé em divindades. No século XII a.C., o povo grego era formado pelos aqueus, jônicos, dóricos e eólios. Com o passar do tempo, no entanto, esses povos passaram a ter a mesma cultura. Já por volta do século X a.C., os habitantes da Grécia continental e das ilhas do Mar Egeu que falavam diversos dialetos gregos estavam reunidos em pequenas comunidades distantes umas das outras. Muitas delas transformaram-se em cidade-estado, a polis grega.
No princípio, as comunidades eram muito pobres, mas aos poucos começaram a prosperar. Com a intensificação do comércio, as cidades-estado entraram em contato com as culturas do Egito e do Oriente Próximo. As criações artísticas dessas civilizações, com