Gráficos de organização
Tomando por base os textos de João Chinelato Filho, disponível no livro abaixo citado, elaborar um texto de 3 laudas abordando:
- Introdução ao assunto.
- Organogramas.
- Fluxogramas.
Em seguida prepare um texto abordando a questão:
- A importância do preparo do organograma da empresa dentro da função administrativa “Organização”.
Os gráficos de organização não diferem muito dos de informações quanto aos seus princípios básicos: permitir uma rápida e precisa visualização de certos fenômenos esquematizados. No entanto, os gráficos de informação se preocupam com os resultados dos esforços, expressos em termos numéricos ou percentuais. Já os gráficos de organização, mostram os meios utilizados para a obtenção dos resultados. Nos gráficos de organização, procura-se mostrar os resultados técnicos que estão sendo usados, sejam tais recursos operações técnicas ou sistemas de órgãos e pessoas dispostas de maneira a atingirem certos resultados.
O organograma é o gráfico que representa a estrutura formal da empresa, ou seja, a disposição e a hierarquia dos órgãos. Como existem várias formas de representar-se a estrutura da empresa fica a critério do analista, considerando este a natureza da organização e o nível de concentração ou desconcentração: * O organograma clássico ou vertical é simplificado e procura deixar bem claros os níveis de hierarquia. É bastante utilizado em instituições religiosas e militares e em outras instituições tradicionais, onde a visão da hierarquia é fator preponderante. * O organograma radial ou circular é bastante utilizado nas instituições mais modernas e mais flexíveis, em que o trabalho grupal é uma marca maior, não havendo intenção de ressaltar-se maior importância deste ou daquele órgão. É muito usado nas empresas de consultoria que trabalham em grupos, nos grupos artísticos, nas agências de propaganda, etc. Esse tipo de organograma é pouco usado, oferece um visual leve. Também, reduz a