Gráfico pareto
MBA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
TURMA 17 – CAMPUS TIJUCA
TRABALHO
COMPETÊNCIAS – EMPRESA NATURA
DISCIPLINA: GESTÃO DE DESEMPENHO
AVALIAÇÃO: MÔNICA DESIDÉRIO
ALUNOS:
RIO DE JANEIRO
OUTUBTO/2010
NATURA X COMPETÊNCIAS
A definição de Competência está baseada no CHA, que são os conhecimentos (C) e as habilidades (H), competências técnicas, e as atitudes (A), competências comportamentais, que uma pessoa possui. O conhecimento tem relação com a formação acadêmica, o conhecimento teórico. A habilidade está ligada ao prático, a vivência e ao domínio do conhecimento. Já a Atitude representa as emoções, os valores e sentimentos das pessoas, isto é, o comportamento humano.
Podemos citar duas competências essenciais da empresa Natura:
• Construção de sua imagem (Todos ou a maioria das pessoas veem a Natura como uma empresa de excelência) • Sustentabilidade com lucros.
O modelo educacional montado pela Natura abandona a hierarquia corporativa, em que os “pensadores” estavam no topo da pirâmide e os “fazedores” na base. A empresa valoriza a diversidade e a capacidade de contribuição de cada indivíduo. Esse paradigma vê o sucesso como resultado da eficiência de funcionários com conhecimentos culturalmente diversos e prioriza o aprendizado e o compartilhamento do conhecimento. Tanto é que a visão da empresa visa “estimular o desenvolvimento humano, a construção do conhecimento organizacional e as práticas do desenvolvimento sustentável, através da educação permanente de toda a comunidade Natura, inspirando o aperfeiçoamento da vida e da sociedade”.
O que se pratica na Natura é o pensamento sistêmico em que se deixa de ver as partes para se ver o todo. Esse modelo deixa de considerar as pessoas como reativas e impotentes para reconhecê-las como participantes ativas na formação da realidade organizacional, deixando de reagir ao presente para criar o futuro. O