Grupos e tomada de decisão
Grupo é um conjunto de indivíduos que unidos formam um todo, em prol de um objetivo e de suas necessidades. Existem diversos tipos de grupo: desde famílias até partidos políticos.
2) Qual a diferença entre grupos formais e grupos informais? Apresente exemplos de grupos formais e informais em uma empresa.
A diferença é que grupos informais são grupos onde os indivíduos contidos nele se unem espontaneamente sem direção certa e obrigatória. Envolvem sentimentos e estão propensos a constantes atritos e dificuldade de controle. Isso são pontos que os grupos formais não tem, pois são devidamente planejados geralmente de acordo com organogramas, e estes, devem ser seguidos. Focar nos objetivos estabelecidos pela organização, distribuir funções e realizar atividades de forma eficiente são alguns dos principais fatores da estrutura de um grupo formal. Como por exemplo, em um time de futebol, cada jogador exerce sua função em determinada posição. Porém, para que a equipe atinja seu objetivo (ganhar a partida), deve haver um bom entrosamento no grupo, desconsiderando sentimentos pessoais que podem prejudicar o grupo e considerando os que podem ajudar.
3) Cite e explique duas razões pelas quais as pessoas se reúnem em grupos.
Compartilhar experiências: fazendo parte de um grupo que você se sinta bem, faz com que suas experiências particulares sejam partilhadas para os indivíduos integrantes desse grupo, que podem ou não partilhar as suas, ocorrendo assim uma troca de informações e gerando conhecimentos que muitas vezes podem ser utilizados em outras práticas da vida pessoal ou profissional.
Obrigatoriedade/necessidade: este é um exemplo designado aos grupos formais. Para a sobrevivência, precisamos de dinheiro e consequentemente vamos em busca de um trabalho. Dependendo do tipo de trabalho, você pode se deparar com uma organização que há um relacionamento entre pessoas que você fará parte.
4) Por que é importante o conceito de “Papéis” em