Grupos sociais
OS GRUPOS SOCIAIS
Os grupos sociais se constituem no elemento mais importante do estudo da sociologia, pois é no seu interior que ocorrem as interações sociais, que são objeto de estudo dos sociólogos. Não há interação social sem a criação de um grupo social de algum tipo e, por outro lado, obviamente, não há grupo social se não houver interação humana.
A importância dos grupos sociais para o ser humano começa com o seu nascimento. O homem nasce num grupo social e ao longo de toda a sua vida deverá interagir com inúmeros grupos sociais. O primeiro grupo social com que tem contato é a família, que lhe transmite a língua, os valores e a cultura da sociedade à qual pertencem. Com o seu crescimento, outros grupos entrarão em sua vida, tornando-o cada vez mais um ser social. O processo de socialização que o tornará um indivíduo único e, ao mesmo tempo, perfeitamente integrado na sociedade, ocorrerá dentro dos grupos sociais aos quais pertencerá, independentemente de sua vontade: a família e a classe social, por exemplo. E, mais tarde, quando puder escolher, tal processo se dará nos grupos aos quais vai pertencer por sua própria escolha: um clube, um grupo de amigos, a turma do bairro e assim por diante.
Assim, o estudo dos grupos sociais é dos mais importantes em sociologia, pois é parte decisiva do processo de socialização que forma as personalidades individuais, as quais tornam a humanidade única, mas composta por bilhões de indivíduos diferentes que integram conjuntos perfeitamente identificados de indivíduos, os quais se agrupam de modos diversos e têm consciência de pertencer a um grupo - grupo este dotado de uma personalidade social diferente do indivíduo, que no entanto se identifica com ele.
Essa característica integradora dos grupos sociais, dando um sentido de
'pertencimento' a numerosas pessoas, que desse modo se sentem seguras perante outras, é um dos aspectos que mais fortalecem a importância do estudo dos grupos. Por outro