Grupos Econômicos GP
Componente: Gestão de Pessoas – G.P
Professor: Wanderley
São Paulo
Agosto / 2015
Integrantes
Alexia Moura de Souza Nº 02
Beatriz Gonçalves da Silva Nº 03
Edivânia Coimbra dos Santos Nº 07
Tayná da Silva Rodrigues Nº 34
Thainê Ruth Nº 36
Definição de grupos econômicos ou blocos econômicos
Os blocos econômicos são grupos de países que se juntam para formar acordos comerciais entre si, chamados de “acordos bilaterais” (entre dois países) ou “acordos multilaterais (entre vários países).”. Nesses termos, os países que são membros de um mesmo bloco adotam medidas como a redução de impostos de produtos que um exporta para o outro, o que contribui para aumentar as relações comerciais entre eles.
Há, atualmente, uma tendência de se formar blocos econômicos em todas as partes do mundo, o que pode ser considerado um resultado da Globalização e dos avanços nos meios de transporte e comunicação.
Primeiro bloco econômico
Um dos primeiros blocos econômicos da Europa foi o BENELUX (Be de Bélgica, NE de Netherlands e Lux de Luxemburgo), [1] o acordo aduaneiro que iniciou a união foi assinado em 1944.[2] Ele é usado agora de uma forma mais geral para se referir ao agrupamento geográfico, econômico e cultural dos três países. Em 1951, esses países aderiram a Alemanha Ocidental, França e Itália para formar a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço , o antecessor da Comunidade Econômica Europeia (CEE) e de hoje a União Europeia (UE).
Surtos da formação do bloco econômico foram vistos nos anos 1960 e 1970, bem como na década de 1990 após ocolapso do comunismo. Em 1997, mais de 50% de todo o comércio mundial foi realizado sob as organizações de blocos comerciais regionais.
Maior bloco econômico
A UE (União Europeia) é um bloco econômico, político e social de 28 países europeus que participam de