GRUPO TRABALHO 2
.
Os indicadores sociais são ferramentas utilizadas como diagnostico para medir os problemas sociais, servindo como instrumento de intervenção para o serviço social frente às políticas sociais públicas na realidade regional pesquisada.
Com relação à Política de Habitação do Município em entrevista com a Secretaria Municipal de Assistência Social a Senhora: Juliana Ferreira de Campos, em parceria com o Governo Federal e o Município através do Programa Minha Casa Minha vida e COHAB – Caixa Econômica Federal foram beneficiadas aproximadamente 367 famílias a proporção de domicílios ocupados é de 84 % em corinto.
O índice de envelhecimento da população de é de 41,8% ou seja 2.367 pessoas idosas entre o sexo feminino e masculino com isso é necessário que sejam criadas políticas públicas que incentivem mais, um envelhecimento digno com boas condições de saúde, alimentação e uma moradia adequada respeitando os direitos dos idoso..
Cabe, portanto, ao governo, a tomada de decisões no que tange a um maior apoio aos municípios, para que estes, também possam cumprir com suas responsabilidades, diante da necessidade de implantação de novas estratégias para o alcance das metas de desenvolvimento econômico, social e habitacional.
JUSTIFICATIVA
O Programa Minha Casa, Minha Vida é desafio para o trabalho social, pois hoje a ação concentra-se basicamente na constituição do condomínio, é necessário estender as atividades para acompanhar melhor por alguns meses as famílias beneficiadas, para que as mesmas possam ser incentivadas a cuidar da sua moradia, que os membros possam estar buscando trabalhar para prover o sustento da casa e aumentar a renda familiar. Pois a maioria da população do Município de Corinto se encontra em grande vulnerabilidade, e as famílias que vão morar nessas áreas, avaliamos que é preciso envolver mais o poder público nesse desafio, os gestores municipais juntamente com a Esfera Federal e Estadual no sentido de promover através da própria