Grupo pão de açucar
Não há produção de bens ou prestação de serviços que prescinda da mobilização de colaboradores. O ambiente de trabalho absorve a maior parte do tempo útil das pessoas e consome o melhor de suas energias. Portanto, assegurar condições ambientais favoráveis, pautadas pelo respeito mútuo, proatividade, cortesia, subordinação adequada e responsabilidade em que predomine o espírito de equipe, a lealdade e a confiança, contribui para reduzir as tensões que resultam das pressões do dia a dia. Mas só isso não basta: a forma de gerir as pessoas produz consequências benéficas ou maléficas, dependendo de como os superiores hierárquicos se relacionam com os subordinados.
AS RESPONSABILIDADES DOS GESTORES
Recaem sobre os gestores responsabilidades que transcendem sua função gerencial. De fato, com seus atos ou palavras os gestores difundem diretrizes morais, dão o exemplo, cometem ações pedagógicas de forma consciente ou não, influenciam o conceito que os públicos de interesse têm das empresas. Assim, ao se dedicarem à gestão das pessoas, moldam o modo de agir e de pensar dos colaboradores. Suas atribuições, portanto, são cruciais para o bom desempenho dos negócios do Grupo. Em decorrência: É indispensável
Promover um ambiente de respeito mútuo e tolerância em relação à divergência de opiniões, como forma de estimular as iniciativas e propiciar a ocorrência de novas idéias.
Contribuir para oferecer aos colaboradores um ambiente de trabalho seguro e saudável, prevenindo doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.
Cuidar para que todos tenham equipamentos apropriados e condições dignas de trabalho para que o desempenho das funções ocorra de forma satisfatória.
Orientar os colaboradores quanto às políticas e aos procedimentos necessários para o uso adequado dos equipamentos e dos recursos dos negócios do Grupo.
Conceder empréstimo aos colaboradores única e exclusivamente por meio da cooperativa de