grupo pao de acucar
Acre (AC);
Amapá (AP);
Amazonas (AM);
Pará (PA);
Roraima (RO);
Rondônia (RO);
Tocantins (TO).
Gastronomia do Norte do Brasil
Sua culinária é influenciada principalmente pelas tribos indígenas e é destacada pelos frutos regionais, raízes, sementes e peixes.
Foram os índios os primeiros a produzir pratos com os ingredientes da região utilizando instrumentos como pilões, potes de barro, cascas de frutas, peneiras de palha, etc., para a elaboração de sua comida. O guaraná, por exemplo, é um dos ingredientes utilizados para a produção de refrigerantes e sucos e plantado pelos índios Sateré-Mawé. Além dele, a mandioca também é de tradição indígena, com ela são produzidas farinhas populares e o famoso tucupi.
Pratos Típicos
Seus pratos típicos são considerados originais da culinária nacional, apesar de terem sofrido influências dos colonizadores. Primeiro, os portugueses com várias técnicas de cozimento e conservação de alimentos trouxeram doces, conservas, compotas e licores, produzidos com os ingredientes da região norte. São pratos recheados de alimentos provenientes dos rios e mares, pois parte da região é banhada pelo mar.
Após o ciclo da borracha, vários imigrantes estavam em busca de emprego através da extração do látex como japoneses, libaneses e italianos, além de pessoas de outros estados brasileiros como os nordestinos que produziram pratos marcantes para a culinária da região norte. Os principais elementos gastronômicos que compõe os pratos do norte são:
Mandioca;
Urucum;