Grupo máquina de vendas s/a - estudo de caso
Professora: Maria Flávia Bastos
Grupo: Bárbara Gontijo, Cátia Azevedo, Flávia Amaral, Helen Trindade, Luciana de Carvalho Reis.
INSTRUÇÕES:
1. O exercício deverá ser feito em grupo e entregue até dia 07 de dezembro via email paramariaflaviabastos@hotmail.com
2. Cada grupo terá como tarefa escolher uma organização e, descrever brevemente (no máximo uma lauda), sobre a comunicação interna praticada na organização, contando sobre os veículos existentes, perfil do público, dificuldades mais latentes.
3. A partir desses dados e ainda, com base no que discutimos em sala e nos textos lidos, desenvolver um texto (de também uma lauda no máximo) propondo uma solução/um veículo para sanar o problema encontrado.
Empresa:
Escolhemos o Grupo Máquina de Vendas S/A, que consiste na fusão das redes varejistas Ricardo Eletro, Insinuante, Eletro Shopping, City Lar e Salfer.
Histórico:
No ano de 2010, foi realizada a fusão das redes varejistas Ricardo Eletro e Insinuante. No mês de junho desse mesmo ano, houve a união das empresas com a rede City Lar. O grupo então consolidou-se de vez no segundo lugar do ranking das empresas do segmento de eletroeletrônicos e de móveis no Brasil. A empresa Eletro Shopping, com sede em Pernambuco, foi a terceira rede associada, em julho de 2011. No ano de 2012, a holding anunciou a associação com a rede Salfer, com forte atuação na região Sul. Com isso, o Grupo Máquina de Vendas S/A passou a ser líder em cobertura territorial no país.
Problema:
- O Grupo Máquina de Vendas S/A não possui um veículo de comunicação direcionado a todos os colaboradores das empresas integrantes;
- Cada rede varejista possui o seu próprio veículo de comunicação. No entanto, esses veículos não abrangem informações estratégicas e ações promovidas pela holding;
- Necessidade de o colaborador se sentir integrante de uma mesma empresa;
- Necessidade de uma comunicação uniforme para todas as