Grupo Laranja Modalidades de Investiga o
ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO EDUCACIONAL
2014-2016
Temática 2
MODALIDADES DE INVESTIGAÇÃO
U.C. Metodologia de Investigação
Docentes: Professora Darlinda Moreira e Professora Rosário Ramos
Equipa do Grupo Laranja
Alzira Manhiça
Carla Ramos
Denise Finoto
Maria Mateus
1. Introdução
Quando chegamos ao nível dos cursos de Especialização, Pós-Graduação, Mestrado e Doutoramento, depararmo-nos com a apresentação final de um projeto, ao qual iremos finalizar a nossa etapa do estudo.
Porém, antes mesmo de chegarmos a esse momento, já iniciamos o curso com várias ansiedades e questionamentos que gostaríamos de suprir.
São esses pensamentos que nos levam a uma temática da dissertação e é onde, ao mesmo tempo, em que iremos amadurecer o nosso lado profissional, iremos “viajar” em um vasto campo de informações e ideias, onde poderemos também, em alguns momentos, revelar e intensificar mudanças/melhorias tanto no nosso campo profissional, como também no ponto de vista das pessoas.
Uma investigação trata-se de um processo de estruturação do conhecimento, tendo como objetivos fundamentais conceber novo conhecimento ou validar algum conhecimento preexistente, ou seja, testar alguma teoria para verificar a sua veracidade. Trata-se, portanto, de um processo de aprendizagem - não só para o individuo que a realiza, mas também para a sociedade em geral
(Sousa & Baptista, 2011).
Com este trabalho procuramos mostrar, através de suas caracterizações e conceitos, a importância das metodologias de investigação existentes, tal como as modadilidades que podem ser utilizadas em cada uma.
Como por exemplo, a importância das metodologias qualitativas para um conhecimento mais abrangente da realidade envolvente; o estudo etnográfico, como sendo um estudo onde nos é permitido conhecer, de forma mais aprofundada, a forma de ser e de atuar das pessoas, com as suas características culturais e sociais próprias e a melhor adequação, das metodologias qualitativas, para aprofundamento destes