Grupo de Geradores
Os Grupos Geradores são a principal parte de uma Centrais Hidroelétricas, já que são responsáveis pela transformação e qualidade da energia. Além de serem o ponto de partida para o dimensionamento da casa de máquinas e todos os pertences utilizados na montagem, na operação e manutenção da CH.
Tipos – Componentes Nas figuras abaixo são representados os tipos de GG (Grupos Geradores) de eixo horizontal, coplamento direto e amplificador de rotação.
(fig 7.1 e 7.2)
As TH (Turbinas Hidráulicas) e os GE (Geradores Elétricos) com eixos horizontais são mais usadas em PCH (Pequenas Centrais Hidroelétricas). As GCH (Grandes Centrais Hidroelétricas) usam acoplamento direto e eixo vertical, que exige mancais de guia e de escora. O dimensionamento, especificação dos componentes dos GG, quadro de comando e proteção são baseados no número de GG que mais convem para as CH e das características das TH.
Turbinas Hidráulicas Tipos Segundo a ABNT, existem dois tipos de TH: - TH de ação – Escoamento através do rotor não sofre variação de pressão estática. - TH de reação – Escoamento através do rotor sofre variação de pressão estática.
(fig. 7.3) TH de Ação Turbina Pelton: Opera em quedas relativamente altas e pequenas vazões, eixo horizontal para um ou dois jatos ou eixo vertical para três a seis jatos. Alcança potência de até 150 MW.
(fig. 7.4)
Michell-Banki: Sempre eixo horizontal, pode alcançar potência de até 2 MW por unidade se o rotor for composto por 3 setores. De construção simples, baixo custo fixo e de manutenção torna o modelo apropriado para locais que exige pouca potência (zonas rurais).
(fig. 7.5)
TH de Reação Francis: Eixo horizontal, estator em forma de espiral e tubo de sucção com curva em cone. Quedas de 8 m a 600 m. Gerando em torno de 850 MW, as maiores potências alcançadas por unidade.
(fig. 7.6)
Se a queda for menor que 20 m, o rotor pode ser aplicado em caixa