Grupo 2 RELAT RIO QUIMICA GERAL
ESCOLA POLITÉCNICA
CURSO DE licenciatura- física
alisson lucas de lima caroline gonçalves benik danilo bortolan giovana dos santos mantovani
JULIANE CRISTINA LESNIOSKI
solubilidade
CURITIBA
2015 alisson lucas de lima caroline gonçalves benik danilo bortolan giovana dos santos mantovani
JULIANE CRISTINA LESNIOSKI
solubilidade
Relatório técnico apresentado à disciplina de Quimica geral do Curso de Graduação em fisica-licenciatura da Pontifícia Universidade Católica do Paraná como forma parcial de avaliação referente a 1aParcial.
Orientador: Profº.Carlos Eduardo.
cURITIBA
2015SUMÁRIO
1 Introdução 3
1.1 misturas 3
1.1.1 SOLUBILIDADE 3
2 Objetivos 5
2.1 Objetivo Geral 5
2.2 Objetivos Específicos 5
3 materiais e métodos 6
3.1 MATERIAIS 6
3.2 mÉTODOS 6
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 9
5 CONCLUSÕES 11
Referências 12
1 Introdução
1.1 misturas
Como sabemos a cada substância pura corresponde a um tipo de molécula ou de aglomerado iônico bem definido, e que existem inumeras substâncias puras diferenes.
Pois bem, essas substâncias podem se apresentar misturadas de uma infinidade de maneiras diferentes. Por exemplo: o ar que respiramos é uma mistura onde predominam moléculas de nitrogênio e de oxigênio, ou no álcool comum, além das moléculas do próprio álcool, que estão em maioria, tambem encontramos moléculas de água.
É importante notar que muitas vezes não vemos cada uma das substâncias que estão misturadas, mesmo com microscópios, elas apresentam uma única fase e, portanto são misturas ou sistemas homogêneos, tambem chamado de soluções miscíveis.
Em outros casos podemos ver, até mesmo a olho nu, as substâncias que formam a mistura, formaondo 2 ou mais fases. Temos então misturas ou sistemas heterogêneo, tambem chamados de soluções imiscíveis. (RICARDO FELTRE,1991)
Os tipos de mistura estao representados conforme a figura 1.