Grupo 13
Data: 9. Oktober 2014
Título do Experimento: ELEMENTOS DO GRUPO 13
1.0- Obtenção do Ácido Bórico
Observações experimentais:
Na produção do ácido bórico não foi obtido êxito, sendo este resultado compartilhado com outros realizantes do experimento.
Interpretação das observações experimentais (Discussão):
Infelizmente a obtenção do ácido bórico não conseguiu ser realizada, os motivos levantados variam desde erro experimental em termos de quantidades utilizadas; erro do operador, o aquecimento pode ter levado a uma evaporação dos produtos; ou ainda reagentes fora de especificação, sendo especulado que o acido utilizado estava incoerente com a concentração necessária.
Uma discussão teórica do que poderia ter acontecido sugere que inicialmente ao colocarmos o bórax em contato com a água, devido a temperatura ambiente, não acontece dissolução, mas ao se elevar a temperatura, temos a dissolução da mesma pois dessa forma a energia fornecida em forma de calor consegue ser suficiente para quebrar as ligações da estrutura do bórax. Dessa forma, o bórax reage com a água produzindo hidróxido de sódio e acido bórico. Com a medição do pH, através de um papel indicador , temos um pH 9 que corresponde ao esperado (pH>7). Na adição do HCl temos a reação entre o acido clorídrico e o hidróxido de sódio formando cloreto de sódio, tendo assim acido bórico e o sal cloreto de sódio dissolvidos, no resfriamento deveríamos alcançar a formação de cristais de acido bórico visto que o seu ponto de fusão é deveras elevado e apesar do cloreto de sódio também possuir alto ponto de fusão (maior que o acido bórico) o cloreto de sódio possui também um alto grau de solubilidade em água, o que é diferente em se tratando do ácido bórico, pois com a diminuição da temperatura diminuímos a solubilidade do acido bórico, devido a sua dissolução ser endotérmica. Por fim deveria ser realizada uma filtração a vácuo para a obtenção dos cristais ácidos.
Equação(ões)