Grupo 03
Carlos Eduardo Silva Grilo
Lucas Romulo Zuin Gigli
Seminário de Pesquisa Operacional
Universidade Federal de Itajubá
Resumo
Este trabalho descreve a aplicação da Programação Linear para a formulação de um problema de mistura de petróleos que apresentam variações no custo de transporte e refinaria de origem, para a obtenção de três configurações de gasolina. Este estudo foi obtido através de pesquisas na internet de estudo de casos. São mostrados os passos usados para a formulação e os resultados que foram conseguidos com o modelo.
Palavras chave: Programação Linear; Mistura de Petróleo; Tipos de Gasolina; Octanagem.
1 – Introdução
A gasolina é um combustível obtido do refino do petróleo e composto, basicamente, por uma mistura de hidrocarbonetos (compostos orgânicos que contêm átomos de carbono e hidrogênio). Os processos de refino utilizados na produção da gasolina compreendem várias etapas.
De um modo geral, o processo começa com uma simples separação física, denominado destilação. Da destilação aproveita-se a nafta para a produção da gasolina. Dessa mesma destilação obtém-se várias parcelas, uma delas denominada gasóleo.
O gasóleo passa por processo complexo, que modifica a estrutura das moléculas, chamado craqueamento catalítico. Deste processo é obtida uma outra nafta chamada nafta de craqueamento que pode ser adicionada à nafta de destilação para a produção de gasolina.
2 – Descrição do Problema
Uma refinaria processa vários tipos de petróleo. Cada tipo de petróleo possui uma planilha de custos diferente, expressando, condições de transporte e preços na origem. Por outro lado, cada tipo de petróleo representa uma configuração diferente de subprodutos para a gasolina. Na medida em que certo tipo de petróleo é utilizado na produção da gasolina, é possível a programação das condições de octanagem e outros requisitos. Esses requisitos implicam na classificação do tipo de gasolina