Grunges-tribos sociais
Origem
Os Grunges na verdade é um subgênero do Rock Alternativo inspirado pelo Hardcore, Punk e Heavy Metal, criado na década de 80, na cidade de Seattle, Mark Arm, vocalista da banda Green River de Seattle, é creditado como o primeiro a usar o termo “Grunge”, que em inglês significa “Sujo”, apesar de o termo ser usado de forma pejorativa inicialmente, ele acabou se tornando uns dos gêneros musicais mais populares da década de 1990.
Características
A vestimenta é um contra-ataque à moda yuppie - engomadinha e elegante - dos jovens dos anos 80 e a abundância de couro e itens caros usados pelas glam rock bands, o grunge provocou uma verdadeira rebelião. Priorizando a simplicidade e a não ostentação, os artistas usavam calças rasgadas, camisas de flanela ou de bandas, sapatos gastos, suéteres velhos e botas. Os cabelos amarfanhados e geralmente compridos compunham a nova imagem a ser adotada: a do anti-star, algo como ante Estrela.
As letras, extremamente sensíveis, confessionais, carregadas de memórias de infância e questionamentos existenciais, são a outra metade da imediata identificação que os jovens encontraram no grunge.
O Auge
No final da década de 80 e inicio da década de 90 o Rap dominava as paradas com suas letras que abordavam a desigualdade social, rebeldia, violência etc. mesmo conteúdo do Rock. Os jovens da época queriam algo inovador sem muitas frescuras, sem roupas descoladas sem ostentações. Crescia então o movimento Grunge que modificou o cenário do Rock a partir de então.
A identificação da juventude se dava por o Grunge ser simplesmente bandas de garagem no qual era o puro Rock. Foi nesse período que foi lançado o segundo Álbum da Banda Nirvana, “mais famosa banda Grunge” o álbum Nevermind estourou nas paradas com o hit Smells Like Teen Spirit, considerado um hino do gênero Grunge, desbancando na época até o Rei do Pop Michael Jackson. As camisas de flanela deixaram de ser apenas um abrigo para o frio da costa noroeste dos