groupon
1.1 O Groupon
A internet atualmente possui mais de dois bilhões de usuários, e, quando bem utilizada, torna-se uma ferramenta muito vantajosa na divulgação da marca e possibilita alta rentabilidade sobre o negócio proposto.
Uma das utilidades criadas com base na internet são os modelos de e-commerce, que disponibilizam produtos e serviços em lojas virtuais das mais diversas e variadas formas.
Dentre estes modelos, o nicho de compras coletivas e clubes de compras vêm ganhando destaque, lançando ofertas com descontos que variam de 50% a 70%1, efetivando a venda on-line e utilizando a própria internet como seu principal meio de divulgação, aumentando assim o alcance de sua comunicação.
O mecanismo das compras coletivas se baseia na parceria com estabelecimentos de consumo, que oferecem seus produtos/serviços com desconto aos potenciais consumidores através de sites especializados, sob a garantia percentual sobre as vendas concluídas.
Neste modelo, o Groupon, destaca-se como o maior site de compras coletivas do Brasil e do mundo, pioneiro no segmento, atraindo o público com ofertas de ocasião, de maneira dinâmica, rápida e disseminada pela internet (banners, pop-ups), através do próprio site, comunicação direta (e-mail marketing, redes sociais) e de indicações entre os usuários cadastrados.
O Groupon se estabeleceu rapidamente, tornando-se uma empresa mundial, oferecendo a maior diversidade de ofertas e confiabilidade entre os clubes de compras em grupo, transmitindo a imagem que proporciona comodidade e economia ao consumidor final, pois disponibiliza produtos e serviços pela internet com todas as informações necessárias sobre os melhores lugares das cidades onde atua.
1.2 Breve histórico
Em novembro de 2007, Andrew Mason criou um site com princípio de compras coletivas, o “The Point”. Com o intuito de torná-lo rentável, percebeu que o poder do grupo poderia ser acrescido à venda de produtos e serviços com ótimos descontos. Com este