gripe
1) Em uma cidade da França, aparente vírus de gripe, com tosse e febre alta que provoca morte em poucos dias, fazendo com que a médica clínica da cidade suspeite da possibilidade de gripe aviária;
Na Suécia, ocorrem casos de gripe aviária e as pessoas também são colocadas em quarentena. Médico local pesquisa possíveis casos do vírus e descobre que na Islândia, em 1952, ocorreram casos semelhantes e que poderiam haver sobreviventes com anticorpos da gripe.
Fez-se uma citação da gripe espanhola.
2) O primeiro caso ocorreu na Islândia e na Suécia, definido como caso aloctone, pois veio de outro lugar e foi depositado neste a partir das aves migratórias.
3) Vírus da gripe aviária apresentando separação de hemaglutinina, mas que pode sofrer diversas mutações.
4) A transmissão da gripe aviária ocorre através de contato direto ou indireto de aves domésticas com aves aquáticas migratórias (principalmente os patos selvagens asiáticos hospedeiros naturais do vírus). Tanto as aves quanto os seres humanos se infectam por inalação ou ingestão do vírus presente nas fezes e secreções das aves contaminadas como tosse, espirro e corrimento nasal. O vírus presente nas aves infectadas contamina a água dos bebedouros, a terra onde são depositadas as fezes, e progressivamente roupas, equipamentos, veículos, etc. A disseminação do vírus pode ser tão extensa que ele pode ser carreado de um lugar para outro até no sapato ou nos pés de roedores contaminados. Nas granjas especialmente, os ovos também são fontes de infestação já que o vírus pode ficar de 3 a 4 dias na casca dos ovos postos por aves contaminadas. o indivíduo pode se infectar apenas pelo contato com o individuo infectado, lembrando que só se torna infectante quando passar o período de incubação.
5) Período de incubação é de 1 semana.
6) Febre alta, dores musculares, problemas respiratórios, ressecamento da garganta (tosse).
7) Os frangos são retirados do