GREVES FERROVIÁRIAS EM ALAGOINHAS NOS ANOS DE 1930:
HISTÓRIA: SUJEITOS, SABERES E PRÁTICAS.
29 de Julho a 1° de Agosto de 2008.
Vitória da Conquista - BA.
GREVES FERROVIÁRIAS EM ALAGOINHAS NOS ANOS DE 1930:
EXPERIÊNCIAS DE TRABALHADORES NOS TRILHOS DA BAHIA
Rafaela Gonzaga Matos
Bolsista Graduanda em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
E-mail: rafaelagonzaga22@yahoo.com.br
Palavras-chave: História. Ferroviários. Greves. Alagoinhas.
Introdução
Pretende-se, nesta comunicação analisar a s greves ferroviárias ocorridas em 1932,
1935 e 1937 dando ênfase à cidade de Alagoinhas foco de concentração de mão -de-obra ferroviária. Trata -se de trazer à tona algumas questões relativas à participação desses trabalhadores no s movimentos grevistas, visando reconstituir as suas experiências no trabalho na Rede Ferroviária de Alagoinhas no contexto em que se propaga o discurso cooperativista de harmonia entre capital e trabalho . Também se constitui em objeto de análise a Associação, e o Sindicato dessa categoria, bem como o Centro Operário Beneficente de Alagoinhas, que também concentrou muitos ferroviários.
Analisa-se a percepção que a sociedade d e Alagoinhas tem deste s movimentos grevistas, visando compreender as motivações dos trabalhadores, as suas reivindicações, bem como perceber a participação das suas agremiações de classe nas greves. As relações entre os grevistas e os poderes políticos do Estado, e entre os próprios operários percebendo os conflitos internos dentro do movimento grevista. Busca -se desvendar através desta s greves ferroviárias uma multiplicidade de aspectos da vida e do mundo do trabalho, investigando aspectos da consciência d e classe desses ferroviários no período em destaque.
A Historiografia que trata da década de 1930 é marcada por inúmeras controvérsias no que tange as relações estabelecidas entre o governo e os trabalhadores. O debate se desenvolve a cerca de q uestões sobre a postura assumida