GREENSTONES
Os maiores depósitos brasileiros de grafite estão no nordeste de Minas Gerais e sudeste da Bahia. Segundo Reis & Soares, há depósitos de grafite em duas sequencias metamórficas do cinturão Araçuai:
(a) Na unidade quartzítica xisto, quartzito grafitoso, granada-muscovita-biotita xisto e quartito. Dessa categoria são os depósitos de grafite da região de Itapecirica(água limpa, tejuco preto, bambui e calofo) e Pedra Azul(Paca, Paquinha, Inferninho, Frente H, Arino Mendes e antonio Moreira.
(b) Na unidade Kinzigítica , com silimanita-grafita gnaissegrafita gnaisse, grafita-silimanita-cordierita-granada-biotita gnaisse, leptinitos, granulitos calciossilicatados e quatzitos. Depositos deste tipo ocorrem nas regiões de Jacinto-Jordania-Pouso alegre, província do NE de Minas Gerais e do leste da Bahia.
Nos depósitos de Itapecirica e Pedra Azul são em forma de lentes e xistos grafitosos que ocorreem dentro de uma sequencia quartzitos e quartzitos de leitos grafitosos, encaixadas em gnaisses biotitícos e anfibolíticos.
Os xistos grafitosos formam camadas de espessuras entre 5e 40m podendo atingir 150m quando estão em dobras fechadas. As camadas tem extensões de até 5 km, mas foram realhadas por falhamentos transcorrentes NS. Todas as rochas estão muito alteradas, cobertas por mantos de intemperismo de até 200m de espessura. O grafite é do tipo lamelar(flake), com granulometria muito variável e teores de carbono fixo entre 5 e 15%. Os depósitos da zona quartzito-xisto são do tipo pulverulento, com granulometria fina(0,02mm e teor de carbono de 40%) Os corpos de minério, além de grafita(cerca de 10%), tem quartzo(cerca de 65%), dickitita ou caulinita(cerca de 20%) e muscovita, heulandita; limonita e outros (cerca de 5%).
O depósitos de grafite de Maiquinque, na Bahia, são lentes de xistos grafitosose metarenitos da faixa Araçuai, do proterozoico(?). As reservas totais são de 33,3 Mt com 9,3% de C.Os corpos mineralizados são