grecia
Aline Almeida Nº 02
Ana Carolina Nº 04
Bárbara de Oliveira Nº06
José Antonio Nº22
Luana Silva Nº25
Nayara Venzel Nº 31
Thatiane Lapa Nº36
INTRODUÇÃO:
A civilização grega surgiu entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, por volta de 2000 a.C. É um dos países de maior riqueza histórica e cultural do mundo. Formou-se após a migração de tribos nômades de origem indo-europeia, como, por exemplo, aqueus, jônios, eólios e dórios. As polis (cidade-estado), forma que caracteriza a vida política dos gregos, surgiram por volta do século VII a.C. As duas polis mais importantes da Grécia foram: Esparta e Atenas.
A Grécia vive sob regime democrático. Trata-se de uma democracia representativa, diferente daquela praticada no período Clássico. Naquela época, as pessoas participavam diretamente, emitindo sua opinião na Assembleia, que reunia todos os cidadãos. Na democracia moderna, os cidadãos elegem seus representantes e são estes que exercem o poder.
A economia do país baseia-se na agricultura, na indústria e no turismo. As principais culturas são: trigo, oliveiras, fumo, algodão e frutas. Dentre as principais indústrias, destacam-se as têxteis, as de azeite e vinho, as de refino de petróleo, as de alumínio e níquel e a mineração.
Desde a Antiguidade, os gregos se distinguiram na construção naval e na navegação. Essa tradição continua até hoje. A frota grega atual, composta de navios de passageiros e mercantes, entre os quais importantíssimos cargueiros e petroleiros, está entre as primeiras do mundo.
Vista da cidade de Atenas
O século V a.C. foi um forte período de ideais e soluções na Grécia.
Influenciadas pelas ideias de democracia, estratégia, igualdade de todos perante a lei, ética na