greba Japuranã
454 palavras
2 páginas
Processo de formação da gleba Japuranã no municipio de Nova Bandeirantes MTINTRODUÇÃO
A presente pesquisa vem relatar um pouco da vida das pessoas que residem na gleba Japuranã, no município de Nova Bandeirantes.
Entre os anos 70 e 80 deu-se continuidade à marcha para o oeste e migrantes oriundos, principalmente da região sul do país vieram para o município dando continuidade a esta marcha que continua até o dia de hoje, muitas famílias vieram em busca dos seus sonhos,com o objetivo de ter oportunidade de possuir uma área maior de terra.
Outras vieram atrás de propaganda enganosa onde seouvia falar que o INCRA estava dando terra para o povo, porém, na verdade, não era isto que estava acontecendo.
Essa área de terra tinha como proprietário o senhor Leonardo Dallagnol, mais conhecido popularmente como “tenente”.
As famílias receberam as terras das mãos do tenente,que tinha a intenção de assentar as famílias com a finalidade de que houvesse a desapropriação de suas terras que passariam para o INCRA e, por conta disso seriam mais valorizadas e lhe trariam maior benefício financeiro. As famílias, até hoje, esperam a demarcação de suas terras pelo INCRA.
Hoje o que podemos observar dessas famílias que recebeu as terras, muitas delas conseguiram supriro que desejavam.
No início foi muito difícil para todos, pois os recursos eram muito escassos, as estradas eram muito ruins e de difícil acesso.
Eles iniciaram com o plantio de lavoura branca(arroz,feijão e milho), muitos investiram no plantio de café, mas, com o passar do tempo as pessoas foram mudando sua visão econômica, então dão inícioà pecuária que passa a dominar a parte econômica dessas famílias.
Posso dizer que muitos conseguiram realizar seus sonhos e alcançaram seus objetivos.outros não tiveram muito êxito.
Hoje, na região há também, um novo investimento onde muitas famílias já fazem parte que é na área leiteira.
OBJETIVO GERAL
Pretendo buscar, através da pesquisa, a evolução