Gravidez
Primeiro mês
A fecundação – união entre o óvulo e o espermatozóide – dá origem ao zigoto, que se instala no útero após uma série de divisões celulares. Nesse momento, a placenta também começa a se formar, envolvendo o embrião com o líquido amniótico, que auxilia na alimentaçãodo embrião e o protege caso a mãe sofra umaqueda. Ao fim do primeiro mês, ele mede entre 0,4 cm e 0,5 cm.
Segundo mês
No segundo mês, o coração bate de formaacelerada, aproximadamente 150 vezes por minuto. É nessa fase que se inicia a formaçãodo sistema nervoso e dos aparelhos digestivo, circulatório e respiratório. Os olhos, a boca, onariz, os braços e as pernas também começama se desenvolver. O comprimento do embrião chega a 4 cm.
Terceiro mês
O período fetal, que começa no terceiro mês degestação, é marcado pelo desenvolvimento doesqueleto, das costelas e dos dedos de mãos e pés. Todos os órgãos internos se formam até o fim do mês, quando o feto mede 14 cm.
Quarto mês
Nessa fase, o bebê mede cerca de 16 cm e começa a se movimentar, sugar e engolir. Ele também é capaz de perceber alterações de luz e diferenciar gostos amargos e doces.
Quinto mês
A partir do quinto mês, nascem os primeiros fiosde cabelo, os cílios e as sobrancelhas. Formam-se as trompas e o útero nas meninas e os órgãos genitais dos meninos podem ser vistos no exame de ultrassom. O bebê tem cerca de 25 cm de comprimento e consegue realizar movimentos como franzir a testa e chupar odedo.
Sexto mês
O bebê mede cerca de 32 cm e consegue reconhecer sons externos, especialmente a voz ea respiração da mãe. Lábios e sobrancelhas começam a ficar mais visíveis e as pontas dosdedos apresentam sulcos que se tornarão as