Gravidez e Lactação
MATURAÇÃO E FERTILIZAÇÃO DO ÓVULO
enquanto se encontra no ovário, o óvulo esta no estágio de oócitoprimário.Pouco antes da liberação do oócito primário pelo folículo ovariano, seu núcleo divide-se por meiose, e é expelido um corpúsculo polar primário do núcleo do oócito. A seguir, o oócito primário transforma-se em oócitosecundário . Nesse processo cada um dos 23 pares decromossomos perde um de seus pares, que são incorporados ao corpúsculo polar que é expelido. Dessa maneira, permanecem no oócito secundário 23 cromossomas não-pareados. Nesse momento é que o óvulo, que ainda se encontra no estágio do oócito secundário, é expelido na cavidade abdominal.A seguir, quase imediatamente, penetra na extremidade fimbriana de uma das tubas de Falópio.
- Entrada do Ovo na Tuba de Falópio (o Oviducto). Quando ocorre ovulação, o óvulo, juntamente com uma centena, ou mais, de células da granulosa fixadas que constituem a coroa radiada, é expelido diretamente na cavidade peritoneal e,a seguir, penetra em uma das Tubas de Falópio, para alcançar a cavidade do útero.As extremidades fimbriadas de cada tuba de Falópio caem, naturalmente, ao redor dos ovários. As superfícies internas dos tentáculos fimbriados são revertidas por epitélio ciliado, e os cílios são ativados pelo estrogênio proveniente dos ovários, determinando seu batimento em direção à abertura, o óstio, da tuba de Falópio. Pode-se, na verdade, ver uma lenta corrente de líquido fluindo em direção ao óstio. Dessa maneira, o óvulo penetra em uma das tubas de Falópio.
Parece provável que muitos óvulos, talvez, não consignam entrar nas tubas de Falópio. Entretanto, com base em estudos da concepção, é provável que até 80% sejam bem-sucedidos nessa tarefa. De fato, há registros de casos e, que mulheres com um ovário removido e a tuba de Falópio oposta também removida tiveram varias crianças com relativa facilidade de concepção, demonstrando assim que os óvulos podem, até, entrar na tuba de