Gravidez na adolescência
A gravidez na adolescência vem sendo apontada como um problema de saúde pública. Esta pesquisa tem por razão conhecer os motivos que levam essas meninas a engravidar com tantas informações sobre prevenção. Diante dessas considerações serão apresentados alguns problemas de ordem biológica e social decorrentes da gravidez na adolescência, como também especificar características dessa fase e conhecer algumas das implicações advindas da maternidade.
Palavras Chaves: Gravidez, adolescência, prevenção
01
Introdução
A adolescência é uma fase do desenvolvimento humano caracterizado por um processo de desenvolvimento iniciado na puberdade (12 a 18 anos de idade). Para algumas meninas essa é uma fase normal, sem conflitos, mas para outras não, e quando associada a gravidez torna-se mais complexa.
A gravidez na adolescência atualmente é considerada um problema de saúde pública, pois há um grande número de jovens engravidando sem planejamento, colocando em risco toda sua vida pessoal, social e profissional.
A pesquisa que será apresentada realizada com jovens de 14 a 18 anos, procura encontrar respostas para este questionamento, visto que há uma grande quantidade de informações sobre sexualidade e métodos anticoncepcionais que são fornecidos para a população para evitar que a gravidez ocorra.
02
Desenvolvimento
Analisando histórias anteriores da gravidez na adolescência desde os primórdios, a mulher começava sua vida reprodutora muito cedo. As grandes mudanças ocorridas no final do século passado em consequência a guerra mundial, abriram amplo campo de trabalho para as mulheres em vários setores e atividades, que só eram exercidas por homens. Nesse contexto as mulheres foram colocadas em condições