Gravidez na adolescência
Este trabalho foi realizado com o propósito de mostrar todo o período de gravidez, tendo enfoque na adolescência, afim de mostrar a gravidez em si, e alertar sobre os riscos de uma gravidez precoce e indesejada.
Fazendo um levantamento sobre os dados mais importantes, mostramos que a gravidez é um momento da vida que requer muito cuidado, atenção e dedicação. Trata-se de um processo que marca a vida da mulher, que durante nove meses carrega um novo ser, que necessitará de todo seu carinho e dedicação. Também é um período onde a gestante precisa de apoio psicológico.
Actualmente o número de adolescentes grávidas tem aumentado cada vez mais num contexto não favorável às garotas. Elas vivenciam dois tipos de problemas emocionais: um pela perda de seu corpo infantil, e outro por um corpo adolescente recém adquirido, que está se modificando novamente pela gravidez. Estas transformações corporais rapidamente ocorridas, de um corpo em formação para o de uma mulher grávida, são vividas muitas vezes com certo espanto pelas adolescentes. Por isso é muito importante a aceitação e o apoio quanto às mudanças que estão ocorrendo, por parte do companheiro, dos familiares, dos amigos e principalmente pelos pais, algo que raramente acontece.
INTRODUÇÃO
Denomina-se gravidez na adolescência a gestação ocorrida em jovens de até 21 anos que encontram-se, portanto, em pleno desenvolvimento dessa fase da vida – a adolescência. Esse tipo de gravidez em geral não foi planejada nem desejado e acontece em meio a relacionamentos sem estabilidade. em Angola os números são alarmantes.
Biologicamente a gravidez pode ser definida como o período que vai da concepção ao nascimento de um indivíduo. Entre os animais irracionais trata-se de um processo puro e simples de reprodução da espécie. Entre os seres humanos essa experiência adquire um carácter social, ou seja, pode possuir significados diferenciados para cada povo, cada cultura,